Qualitex Engenharia e Serviços: Noticies

Data da Matéria : 26/02/2020 - Criador : JOSE JORGE DE LUCENA


O que é modelagem de dispersão atmosférica?


A QUALITEX responde! Por Engª Química Verônica Menezes.

Consiste de uma metodologia com uso de modelos matemáticos que permitem prevê ou simular como os poluentes são dispersos na atmosfera de diferentes fontes de poluição, levando em consideração as influências das construções, topografia, meteorologia, direção do vento e outros fatores climáticos.








O estudo de dispersão atmosférica é requerido por órgãos ambientais como um meio de avaliar o impacto de uma atividade humana na qualidade do ar em determinada região. Na maioria dos casos, os resultados de um estudo de modelagem são comparados aos critérios legislados de poluição do ar. Também pode ser é um requisito para obter aprovações de conformidade ambiental e permissões para instalação, ampliação, mudança de processos, alteração de sistemas controle de poluição e novos empreendimentos.

Como apoio ao planejamento estratégico em fábricas, os resultados da modelagem são usados para estimar a eficácia do programa de controle e se vale o custo de implementação. Devido à sua capacidade de avaliar uma variedade de opções para gerenciar a qualidade do ar, os modelos de dispersão são uma importante ferramenta de planejamento.

A QUALITEX presta esse serviço de suporte ambiental dentre outros diversos itens apresentados nesse portal www.qualitex.com.br e a solicitação de proposta pode ser feita na aba "Solicitar Proposta".





Ver todas notícias