Qualitex Engenharia e Serviços: Noticies

Data da Matéria : 05/05/2020 - Criador : JOSE JORGE DE LUCENA


Ar limpo e condicionado para combater a COVID-19


O serviço prestado pela QUALITEX para o monitoramento da qualidade do ar climatizado artificialmente em ambientes de uso coletivo passou a ter mais importância nesse período de enfrentamento a COVID-19. Sabe-se que o vírus se propaga por meio de gotículas suspensas no ar, consequentemente exigindo maior atenção quanto aos sistemas de condicionamento e climatização do ar em funcionamento em instalações de afluxo público como escolas, hospitais, supermercados, farmácias, datacenters, aeroportos, cinemas, shopping center, entre tantos outros.

Para o cumprimento da Lei 13.589/2019, todos os edifícios, públicos ou privados, são obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado. A aplicação da portaria 3523/98, do Ministério da Saúde - que dispõe sobre a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados - junto com a resolução 9, da ANVISA, podem ser entendidas como o “atestado de saúde” de um sistema de climatização.








A procura da QUALITEX para realizar monitoramento do ar em ambientes climatizados passou a ser parte integrante das medidas preventivas podendo contribuir para o funcionamento de um ambiente com segurança, controle do contágio por meio do vírus, e, principalmente a garantia de uma qualidade do ar adequada em favor da saúde das pessoas.

O monitoramento da qualidade do ar por amostragem técnica e ensaios laboratoriais específicos obedecendo aos critérios da ANVISA torna possível atestar se o sistema de condicionamento e climatização do ar está funcionando suficientemente, ou seja, os processos de renovação do ar, filtragem, regulagem de temperatura e umidade estão operando corretamente, pois assim pode-se contar com mais um mecanismo de prevenção contra a proliferação da COVID-19. Caso, contrário o efeito é adverso!

Ressaltamos que a ANVISA – Agência Nacional da Vigilância Sanitária e outros órgãos municipais, governamentais e federais têm emitido informativos a população, e que devem ser seguidos, principalmente de se manter em isolamento social, fazer uso correto de máscaras, manter hábito de lavar as mãos com sabão e uso de álcool gel 70% para limpeza de superfícies de contato humano como maçanetas e botões de acionamento. Muito importante evitar tocar boca, nariz e olhos com as mãos.

Ambientes sem climatização, sem ventilação, ou mesmo sem manutenção adequada dos ambientes climatizados são fatores prejudiciais à saúde, insalubres e improdutivos, enquanto um sistema funcionamento adequadamente contribui para saúde, produtividade e garantia dos processos realizados em determinados ambientes, sendo assim indispensável no dia a dia da sociedade.A manutenção e limpeza dos sistemas de climatização deve ser mantida sob controle todos os aspectos. Recomenda-se que sejam contratados profissionais habilitados para execução dos serviços para que a limpeza seja feita de forma mais criteriosa.



Ver todas notícias